Você coloca o fone e sai por aí ouvindo a sua música favorita, mas às vezes nem para pra pensar como ela foi escrita ou qual o processo de criação que o músico utilizou para escreve-la.
Hoje, tudo é referência, inclusive, a literatura. Aliás, muitas obras literária inspiraram filmes, musicais e a até mesmo a música. Veja alguns artistas que usaram escritores como referência:
A faixa “Clocks”, que está em “Rush of Blood to the Head”, segundo álbum do Coldplay, foi escrita por todos os membros da banda Na letra, a frase “Shoot an apple off my head”, faz referência a obra do Willian Tell, do alemão Friedrich Schiller.
Quem diria que o Sting teria se inspirado em “Lolita”, de Vladimir Nabokov, para escrever a faixa “Don’t Stand So Close To Me”. Alguém aí lembra que antes de ser músico Sting era professor? Que coisa, não?
O camaleão do rock levou o romance do autor inglês George Orwell para uma das canções do disco “Diamond Dogs”, álbum lançado em 1974. Se você prestar atenção na letra de David Bowie, vai perceber que tem tudo a ver com a coisa de ser observado pelo sistema.
Essa letra foi inspirada em um romance escrito pelo autor austríaco Leopold von Sacher- Masoch, em 1870. Conta uma história sadomasoquista de um cara que deseja ser dominado e tratado como escravo por sua mulher.
E Muito mais!